Você já conhece o programa Água para Todos 2024? Este é um dos programas mais importantes do Governo Federal e está passando por mudanças significativas. Confira aqui o que pode acontecer com ele em 2024!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Programa Água para Todos 2024
Instituído em 2011 pela então presidente, Dilma Rousseff (PT), o Água para Todos é um programa destinado a garantir o acesso à água potável em áreas rurais. Através dele, o governo instalou milhares de cisternas para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade.
Quando foi instaurado, a meta era de providenciar 750 mil cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento até 2014. Além disso, também tinha sistemas de abastecimento, barragens, poços e outras tecnologias sociais de captação e armazenamento de água.
Embora o programa governamental tenha abrangência nacional, seu principal foco é na região Nordeste, construindo cisternas para as famílias pobres que lá vivem. O Água para Todos faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que só em meados de 2023 já havia gasto mais de R$652 milhões.
Aumento do Bolsa Família 2024
Quem pode participar do Água para Todos?
Entretanto, para fazer parte do Água para Todos, a pessoa precisa cumprir os requisitos básicos do programa. Sendo eles:
- Família de baixa renda;
- Morar em áreas rurais;
- Região com instabilidade na entrega de água;
- Devidamente inscrito no CadÚnico.
Além disso, a pessoa que tiver interesse no benefício terá que entrar em contato com a prefeitura e os responsáveis pelos programas sociais do município.
Mudanças no Água para Todos 2024
O programa passou por alguns problemas e ficou meio abandonado nos últimos anos, mas com a chegada do presidente Lula (PT), ele está sendo renovado. No começo de 2023, o governo declarou sua volta, acompanhada de algumas mudanças na Lei do Saneamento.
Segundo o governo Lula, a ideia agora é dar uma repaginada no programa, incluindo novos tipos de obras.
Para isso, o governo vem trabalhando em novas leis, não tão favoráveis para o setor privado. As empresas de saneamento agora correm para se regularizar junto às mudanças, como informou o Valor, na época.
Como participar do Água para Todos 2024?
Como já foi dito, o programa está passando por mudanças, mas é provável que a forma de participar dele continue a mesma.
Nesse caso, os interessados devem procurar informações junto a prefeitura e/ou órgãos responsáveis por projetos e programas do governo de onde moram, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Atualmente, o Água para Todos nem aparece na página do MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), que seria um dos responsáveis. Também não é mencionado na página de Acesso à água, do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Programa Cisternas
Mas se você mora em uma região com problemas de abastecimento de água e se encaixa nos requisitos do programa, existe outra alternativa para conseguir acesso à água potável.
Ele é chamado Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas).
Na página do MDS, ele é descrito como a integração do Água para Todos com uma estratégia mais ampla. Mas o objetivo é similar:
“… promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo”
Fonte: Programa Cisternas
Como se cadastrar?
O Programa Cisternas também tem um modelo de cadastramento parecido com o Água para Todos. Basta procurar um CRAS e se informar sobre a disponibilidade e os requisitos.
No Cisternas, os participantes podem solicitar essas unidades:
- Cisterna familiar de água para consumo: capacidade de 16 mil litros de água e instalação ao lado das casas;
- Cisterna escolar de água para consumo: capacidade de 52 mil litros de água e instalação em escolas do meio rural;
- Cisterna de água para produção: capacidade de 52 mil litros de água e para uso individual ou coletivo das famílias.