Bolsa Família Cancelado: Saiba como resolver para sacar o dinheiro

Teve o seu Bolsa Família cancelado e não sabe o que fazer? Isso é algo bem comum e podemos apontar algumas coisas como a causa. Confira aqui o que pode cancelar o benefício e como fazer para resolver o problema!

Bolsa Família Cancelado
Imagem: Reprodução / Gov.br

Bolsa Família cancelado

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do governo federal. Ele atende a milhões de famílias por todo o Brasil, funcionando como uma renda extra para essas pessoas.

Seu objetivo principal é combater a extrema pobreza no país, enquanto garante direitos básicos como moradia, educação, saúde e alimentação para quem se encaixa em seus requisitos.

O principal requisito do programa é ser de baixa renda, mas existem vários casos onde mesmo estando dentro das regras, algumas famílias acabam tendo o Bolsa Família cancelado.

Passo a Passo

Renovação do Cadastro do Bolsa Família 2024

Confira aqui como fazer!
Conferir
Você permanecerá no site atual

Por que o Bolsa Família foi cancelado?

Para ter direito ao benefício, a família precisa ter: renda familiar mensal per capita (por pessoa) de no máximo R$218,00 e inscrição atualizada no Cadastro Único do Governo federal.

Já uma vez dentro do programa, é necessário cumprir com uma série de obrigações, como manter as crianças na escola e fazer o acompanhamento médico de gestantes, entre outros.

Bolsa Família 2024
Imagem: Reprodução / Gov.br

Confira mais sobre os requisitos e obrigações na Cartilha sobre o novo Bolsa Família!

Se o governo constatar que a família não atende mais a um dos requisitos ou não está cumprindo com as obrigações, o benefício será suspenso e até mesmo cancelado.


Quem teve o benefício cancelado pode voltar a receber em 2024?

Agora que você já sabe quando o Bolsa Família pode ser cancelado, é bom entender os dois principais motivos para o cancelamento do benefício. O primeiro deles é quando as famílias passam a ganhar mais do que o permitido e o segundo é quando elas esquecem de atualizar os cadastros.

Caso você não se encaixe mais nos regulamentos do programa (no primeiro caso), não há nada que possa ser feito. Por outro lado, se for apenas um problema de CadÚnico desatualizado, você pode facilmente voltar a receber o Bolsa Família.


O que fazer quando o Bolsa Família é cancelado?

O primeiro passo após o cancelamento do benefício é entender por que ele aconteceu. Nesse caso, a pessoa pode procurar por informações no aplicativo do Bolsa Família ou na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. 

Independente de como o seu benefício foi cancelado, tudo que o beneficiário deve fazer é atualizar seu cadastro para regularizar sua situação.

pessoas fazendo o cadastro do bolsa família
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Maués

Com o cadastro atualizado ele pode alterar informações sobre a renda da família e comprovar que vem cumprindo com todas as suas obrigações. Caso tudo esteja certo, ele pode voltar a sacar o benefício.

http://Bolsa%20Família%202024
Conteúdo Relacionado

Aumento do Bolsa Família 2024

Novo Valor e Reajuste!
Conferir
Você permanecerá no site atual

Famílias com problemas cadastrais são informadas sobre sua situação via cartas, no aplicativo e até nos extratos do pagamento. Elas também podem procurar assistência no CRAS!


Como atualizar o CadÚnico?

Os dados utilizados no Bolsa Família são provenientes do CadÚnico, logo, atualizar o Bolsa Família, na verdade, é atualizar os seus dados lá.

Para atualizar o seu CadÚnico, basta seguir estes passos:

  1. Acesse os serviços do Cadastro Único (Android, iOS ou Web);
Cadastro Único
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Faça login com suas credenciais;
  • Atualizar os dados de endereço e composição familiar;
  • Confirme seus dados.
  • A atualização cadastral deve ser feita pelo responsável da família e caso não funcione pelo aplicativo/site, é necessário ir pessoalmente ao CRAS. Também é importante levar quaisquer documentos necessários de todos os membros da família.

    O Cadastro Único deve ser atualizado sempre que houver uma mudança significativa na composição da família (mudança na renda, endereço, etc.) ou no máximo a cada 2 anos.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Maria Betânia
    Redatora desde o ano de 2020, Maria é especialista no universo de benefícios e renda, tendo como foco auxiliar pessoas a terem melhores condições de vida. Desse modo, virou produtora de conteúdo com foco na área de notícias relacionadas a benefícios. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Calendário Bolsa Família 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.