O ano de 2023 foi de mudanças em vários aspectos, incluindo um dos programas sociais mais importantes e reconhecidos do Brasil, o Bolsa Família, que com a mudança de Governo sofreu algumas alterações, mas, agora, quem tem direito ao Bolsa Família 2024?
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O programa
Criado pelo Governo Federal há mais de 20 anos, durante o primeiro mandato de presidente de Lula, com objetivo de acabar com o ciclo geracional da pobreza, o programa Bolsa Família fornece auxílio financeiro mensal para famílias brasileiras de baixa renda.
Apontado como um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, o programa unificou e ampliou programas de auxílio de renda criados anteriormente, como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio Gás e Fome Zero.
Quem tem direito ao Bolsa Família 2024?
O requisito de participação do programa permanece o mesmo, para receber o Bolsa Família é preciso viver em situação de pobreza ou extrema pobreza, que precisa ser comprovada por meio de documentação.
São consideradas famílias em situação de pobreza aquelas que a renda familiar per capita não ultrapassa R$ 210,00, e de extrema pobreza as que têm renda familiar de no máximo R$ 105,00 por pessoa
A única alteração sobre os beneficiários do Bolsa Família realizada no último ano foi o descadastramento de muitas famílias, que estavam recebendo o benefício indevidamente, já que tinham renda familiar bem superior ao estabelecido como requisito.
A revisão dos cadastros de todos beneficiários do programa permitiu que fosse feita uma exclusão de cadastrados que não necessitavam do benefício, possibilitando que milhares de famílias realmente necessitadas passassem a receber o auxílio financeiro.
Condições para manter Bolsa Família 2024
As regras não mudaram sobre os requisitos de participação, mas quando se fala em manter o benefício, novas regras foram adicionadas.
Além de atender ao requisito que dá direito de receber o Bolsa Família, as famílias agora precisam atender também às condições impostas pelo Governo Federal para manter o benefício.
O condicionamento, na realidade, não é exatamente uma novidade, já que ele fazia parte do programa originalmente, só havia sido suspenso quando o governo anterior transformou o Bolsa Família em Auxílio Brasil.
Para manter o benefício, as famílias com gestantes precisam ter acompanhamento pré-natal pelo SUS, também é obrigatório manter a vacinação de suas crianças em dia, além de fazer um acompanhamento nutricional durante o crescimento.
Beneficiários com membros da família em idade escolar devem, ainda, comprovar frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos, e de 75% para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Como receber Bolsa Família
As famílias que ainda não recebem o benefício e se encaixam no perfil do programa podem se cadastrar para receber, basta ir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade, fazer o Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e pedir inclusão no Bolsa Família.
Lembrando que é preciso apresentar documentação que comprove situação de pobreza ou extrema pobreza, que passará por uma rigorosa análise para confirmar o direito ao benefício.
Após a análise, se o cadastrado tiver a documentação aprovada, receberá seu cartão Bolsa Família, para conseguir sacar seu benefício em uma agência da CEF.
Como consultar saldo Bolsa Família 2024
Uma vez cadastrado e com seu cartão Bolsa Família que tem seu Número de Identificação Social (NIS), o beneficiário pode acompanhar o recebimento do seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem, no qual é possível verificar o calendário de pagamentos, seu saldo e extrato.
Veja abaixo um passo a passo de como verificar seu saldo utilizando o aplicativo:
- Baixe o app Caixa tem na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
- Abra o aplicativo e clique em Entrar no Caixa Tem;
- Faça cadastro no aplicativo clicando em cadastre-se;
- Faça login com seu CPF e senha criada no cadastro;
- Na página principal do aplicativo, clique em Mostrar Saldo;
- Pronto, o aplicativo vai mostrar o saldo atual da sua conta do Bolsa Família.